Depois de um longo período de investigação e aprendizagem, a principal preocupação foi o respeito pelo modo de fabrico tradicional, fruto do saber fazer, transmitido de geração em geração com as características muito próprias, conservando o verdadeiro sabor, aroma e textura dos nossos fumeiros.

A “Sabor Transmontano” caracteriza-se por ser nova e moderna unidade industrial, cumprido com todos os requisitos exigidos pelas normas da U.E., á qual foi atribuído o N.º de Controlo Veterinário PT-TTR-618.

 

A empresa

Situada em Paranhos, pequena aldeia da freguesia de Friões, conselho de Valpaços em pleno alto da serra do Brunheiro a meio caminho entre Chaves e Valpaços a “Sabor Transmontano” nasceu da paixão pelos enchidos e presuntos desta região, tem na sua origem o objectivo de divulgar, dar imagem comercial a estas legítimas iguarias regionais para alem fronteiras de Trás-os-Montes.

Qualidade

As matérias-primas utilizadas são da região e de primeira qualidade, destacando as carnes de primeira categoria, o vinho e o azeite virgem extra da Terra Quente, que dão aos nossos Enchidos um acréscimo de qualidade. As carnes são submetidas a um processo lento de maturação, com temperos naturais. A fumagem é feita exclusivamente com lenha de carvalho, conferindo aos seus produtos o cheiro e o paladar que os torna distintos.

 

Em todo o processo de produção, desde a aquisição das matérias-primas, passando pelo manuseamento, confecção e preparação das mesmas, assim como no processo de embalamento e distribuição, são aplicadas rigorosas medidas de higiene, vários procedimentos de auto controlo por forma a identificar e controlar os riscos, garantindo que os nossos produtos satisfazem os mais exigentes padrões de qualidade.

Todos os profissionais da nossa equipa, tiveram formação básica, sobre higiene, manipulação e conservação dos alimentos, toda a equipa tem participação activa num sistema de aprendizagem, voluntário e progressivo, por forma a aplicar e cumprir os procedimentos de auto-controlo que vão sendo implementados.

Com o objectivo de um eficiente controlo de qualidade, temos implementado todos os princípios do HACCP. Cumprimos com toda a legislação vigente para o sector.

A nossa prioridade é fornecer produtos de elevada qualidade a todos os clientes consumidores. Paulo Baptista